sexta-feira, 31 de julho de 2015

MEMÓRIA DA REUNIÃO NO PLANEJAMENTO (29/07)

MEMÓRIA DA REUNIÃO NO PLANEJAMENTO (29/07)
A reunião começou com a fala do diretor da SRT  Sérgio Mendonça representando a proposta de 21,03% em quatro anos, aumento dos benefícios sociais já apresentados e a aposentadoria pela média. Isto sem apresentar por escrito. Após uma rodada de falas das entidades foi reafirmado que os itens apresentados pelo diretor da SRT faz parte da pauta geral e que a expectativa da reunião e a tratativa da pauta das questões específicas, dando ênfase à incorporação da GDASS, 30 horas para todos, concurso publico,  plano de carreiras, insalubridade para todos, avista da greve de 2009, Melhorias dos processos de trabalho. Em sua apresentação o Ministro Gabas, explicou sua presença em função de ser servidor da casa,  falou sobre a crise econômica e reconheceu a visibilidade da greve até por conta do recesso parlamentar. Que precisa ter uma posição das entidades para discutir com a Presidenta e outros setores do governo. Por sua vez reafirmamos a necessidade de responder aos pontos da pauta por escrito para se apresentado nas assembleias. Solicitaram um tempo para conversar. Estamos aguardando. A REUNIÃO TERMINOU AGORA, SERGIO MENDONÇA E GABAS SE COMPROMETERAM A APRESENTAR RESPOSTA A PAUTA AMANHÃ (30/07) ÀS 13 HORAS. Manter e ampliar a greve!!!



ATO PÚBLICO DOS SERVIDORES DO INSS EM CURITIBA
Nesta manhã (30/07), mais uma vez os servidores em Greve por Tempo Indeterminado realizaram ATO PÚBLICO DE GREVE pelas ruas centrais de Curitiba, com a concentração iniciando na Praça Santos Andrade e encerrando na Boca Maldita.
14 das 17 APS da GEX Curitiba zeradas e fechadas hoje! Nas outras três tiveram 150 atendimentos, só de perícia... Mais uma vez nosso ato foi um sucesso!!! Participação de gestores de várias GEX e de vários setores da gerência... Fizemos passeata pelo calçadão da XV e orientamos os colegas de tudo que está acontecendo... Já temos notícias de alguns que não haviam aderido ainda e que a partir de hoje vão continuar em greve conosco! Força total rumo aos 100%!!!



ATO PÚBLICO DOS SERVIDORES DO INSS E DA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA EM PATO BRANCO
Também neste dia 30, em Pato Branco ocorreu ATO PÚBLICO DE GREVE com a participação de grevistas do INSS de Pato Branco, Coronel Vivida e da Universidade Federal Tecnológica. Há grande expectativa de que o Ministério do Planejamento faça proposta concreta para atender nossas reivindicações.



ATO DE GREVE EM GUARAPUAVA
A greve continua muito forte na APS de Guarapuava. É muito importante mantermos a mobilização para que o governo saiba que estamos dispostos a continuar essa luta até sermos atendidos.

 
FENASPS - INFORMATIVO 017 DO COMANDO NACIONAL DE GREVE
Devido às atividades da semana de 21 a 23 de julho, foi marcada uma audiência com a secretária executiva do Ministério da Saúde (MS), Ana Paula Menezes, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do MS, Eliana Pontes de Mendonça, o subsecretário de Assuntos Administrativos, Dr Malé e a secretária da Mesa Setorial. Estavam presentes pela FENASPS: Cleuza Faustino (MG), Carlos Roberto (DF) e Hélio de Jesus (PR), além de vários militantes dos estados do RJ, MG, SP, SC e BA.
Logo no início, foi colocado para a secretária executiva, Ana Paula, o movimento de greve instalado na base da Seguridade Social e Trabalho que não tem a mesma visibilidade do Seguro Social, por conta da pulverização dos servidores da saúde aos estados e municípios na prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), diferentemente do Rio de Janeiro, onde existem hospitais próprios ligados ao Ministério da Saúde onde a greve está forte e bem localizada.
Na apresentação dos representantes da FENASPS, foi localizada a greve deflagrada na base do Seguro e da Seguridade em todo o país. Em seguida, foi apresentada a pauta específica protocolada nos Ministérios da Saúde, Previdência e Trabalho (em anexo).
Na oportunidade, foi feito um pequeno resumo da proposta construída na Mesa Setorial de Negociação permanente do Ministério da Saúde (MSNP/MS) sobre a reestruturação das tabelas da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST). Proposta já assinada pelo atual ministro da Saúde, Arthur Chioro, em 10 de março de 2015, e protocolada no Ministério do Planejamento em 11/03, conforme Ofício 097 do ano corrente.
Após explanação das Entidades Nacionais, a secretária executiva informou sobre alguns pontos que foram colocados como demandas na reunião do dia 22 de julho, tais como a situação dos servidores com duplo vínculo, cuja proposta da bancada sindical – para suspender todos os processos administrativos e aqueles que por ventura já foram publicadas as demissões teria que buscar as vias judiciais – foi acatada pela secretária.
Para os outros casos que ainda estavam respondendo PADs, a mesma iria verificar caso a caso por meio da Mesa Setorial, e informou que até esta sexta-feira, 31 de julho, será publicada Portaria sobre a suspensão da demissão via PADs.
Segundo a Secretaria Executiva, esse é um tema que o Ministério da Saúde tem cuidado de perto e que, como neste ano não havia recebido ainda nenhuma demanda, solicitou às Entidades que encaminhem para o Ministério, por escrito, os casos existentes sobre assédio moral, para que a Secretaria faça os devidos encaminhamentos e o mesmo será feito em relação aos contaminados pelo uso de larvicidas.
Em relação ao Oficio 097 de março de 2015, a secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes, se comprometeu em fazer contatos com a Secretaria de Relações do Trabalho e os ministros do Planejamento e da Fazenda, no sentido de impulsionar a abertura de negociação em relação à proposta de reestruturação das tabelas da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho e ainda dialogar sobre a necessidade de envolver os ministérios do Trabalho e da Previdência Social.
Sobre a Portaria da Cedência, foi reafirmado pela Fenasps a importância de se alterar o termo sobre a jornada de 30h semanais, para que os gestores estaduais e municipais cumpram a portaria, garantindo o cumprimento da jornada de 30h para os servidores cedidos. Em relação a isso, o Ministério da Saúde ficou de analisar e dar um retorno às entidades da MSNP/MS.
Quanto às demais demandas administrativas, serão enviadas para a Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério da Saúde, cuja próxima reunião ocorrerá no dia 13 de agosto.
Brasília, 29 de julho de 2015 – COMANDO NACIONAL DE GREVE

Com greve, apenas sete agências do INSS no Paraná mantêm atendimento

Na maioria, somente as perícias médicas agendadas estão sendo realizadas.
Categoria exige 27% de reajuste; governo oferece 21,3% em quatro anos.

Do G1 PR



Agência do INSS no Centro de Curitiba está fechada para atendimento nesta quinta-feira (30) (Foto: Gisele Pimenta/Frame/Estadão Conteúdo)
Das 74 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Paraná, apenas sete mantêm o atendimento total nesta quinta-feira (30). De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprevs-PR), em outras dez, somente as perícias médicas agendadas estão sendo realizadas.
A categoria aderiu ao movimento grevista nacional no dia 7 de julho e de acordo com o sindicato não há previsão de quando devem encerrar a paralisação, mas estudam a realização de uma assembleia estadual na próxima semana.
Os servidores de carreira pedem reajuste salarial de 27%, realização de concurso público, fim do assédio moral, incorporação das gratificações, entre outros. O governo, por sua vez, insiste foi de 21,3%, parcelado em quatro anos.
No Paraná, são aproximadamente 2 mil servidores responsáveis por cerca de 3,5 mil atendimentos diários.
Em nota, o INSS garantiu que estabelece uma relação de diálogo com os funcionários e que reconhece a importância da categoria na garantia dos direitos dos segurados. Além disso, o Instituto declarou que mantém as portas abertas para que seja encontrada uma solução que contemple os interesses de todos.
Confira as unidades abertas, conforme o Sindprevs
Atendimento total
Região de CuritibaColombo e Itaperuçu
Região de Cascavel – Palmas
Região de Ponta GrossaTelêmaco Borba e Pinhão
Região de Maringá Nova Esperança e Goioerê
Perícias médicas
Região de CascavelFrancisco Beltrão
Região de MaringáCampo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama
Região de LondrinaApucarana, Cornélio Procópio, Rolândia, Bandeirantes e Cambé
Remarcações
Os segurados que têm agendamento marcado para o período de greve devem remarcar a data. Isso é feito na própria agência do INSS e a data poderá ser confirmar pelo telefone 135.

Ministérios da Saúde e do Trabalho
Servidores do Ministério da Saúde e do Trabalho que são cedidos para prefeituras e para o governo do Estado também estão em greve em algumas regiões do Paraná desde o dia 7 de julho. As reivindicações da categoria são praticamente as mesmas feitas pelos servidores do INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário