sexta-feira, 24 de julho de 2015

RELATÓRIO DE REUNIÃO DA FENASPS COM MINISTÉRIO DA SAÚDE EM 22 DE JULHO



Foram muito importantes as atividades das caravanas em frente ao Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, 22 de julho, para abrir o processo de negociação para os trabalhadores daquele ministério. É importante frisar que quando discutimos a pauta específica do Ministério da Saúde, estamos discutindo também as pautas dos servidores dos ministérios do Trabalho e da Previdência, em virtude desses comporem a mesma carreira (CPST ou Seguridade Social).

Essa foi a posição da FENASPS na audiência com o Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, no dia 21 de julho, na qual cobramos a situação do processo negocial da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST). Foi formulada uma proposta na Mesa Setorial do Ministério da Saúde, inicialmente de reestruturação das tabelas que não representa o conjunto de propostas da categoria, porém resgata um pouco o poder aquisitivo dos trabalhadores e ainda cria uma gratificação que estimula o servidor a fixar nesses órgãos que ao longo do tempo tem sofrido perdas irreparáveis e um esvaziamento sem precedentes. Para além disso, o debate da CPST vai continuar em seus respectivos Ministérios.

Na audiência desta quarta-feira, 22, com o subsecretário de Assuntos Administrativos, Dr Malé, cobramos um posicionamento em relação à jornada de trabalho dos servidores cedidos, considerando que mesmo com a publicação da Portaria 243 de 10 de março de 2015, os Gestores Estaduais e Municipais não estão respeitando o contido na mesma.
Cobramos ainda a extensão da jornada de trabalho para todos os servidores considerando o Decreto 4836 de 2003, que autoriza o Ministro de Estado de implantar as 30 horas semanais, sem redução salarial.

A exemplo de outros processos, é pertinente negociar no período de greve os descontos da greve de 2012 dos trabalhadores da saúde que muitos até hoje não conseguiram pagar.

Ainda sobre desconto dos dias parados referente à greve de 2015, foi informado que não existe nenhuma orientação a respeito, em função do processo de negociação junto ao Ministério do Planejamento não ter sido concluído.

Em relação ao Duplo Vínculo que ultrapassa a jornada permitida pelo Ministério Trabalho e o próprio TCU, o Dr Malé ficou de rever essa situação e discutir na Mesa Setorial de Negociação do Ministério da Saúde.

Buscando fazer um levantamento dos principais problemas nos Núcleos Estaduais, o subsecretário tem realizado visitas nos Escritórios Regionais e nos dias 30 e 31 de julho estará no Núcleo de Minas Gerais (MG), quando se comprometeu em buscar um diálogo com o Secretário Estadual de Saúde de MG, no sentido de encontrar solução para as 30 horas dos cedidos sem redução de salário.



Por fim, está confirmada audiência com a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, Ana Lúcia, no dia 28 de julho, às 17 horas, por ser ela que trata da articulação entre os demais Ministérios que fazem parte da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho e o Ministério do Planejamento. Ela ratificou seu compromisso em dar continuidade do processo de negociação através da Mesa Setorial. 

O Comando Nacional de Greve da FENASPS orienta aos Estados a intensificar a Luta na Saúde para conquista de nossa pauta de revindicação, pois só a nossa força é que trará vitórias!

Brasília, 23 de julho de 2015


COMANDO NACIONAL DE GREVE

Nenhum comentário:

Postar um comentário